quinta-feira, 29 de abril de 2010

Anteontem

Anteontem, antes de ontem, para alguns até “onti-onti”. Apesar de parecer um dia comum, difere de mais de qualquer outro dia. Diferente do hoje, afinal não pode ser mudado. Diferente também do ontem, porque já sabemos as consequências do outro dia. Está mais próximo que os outros dias passados, mas não perto o suficiente para duvidarmos do que pode acontecer a partir dali.

Anteontem para mim é um dia comum, mas sempre de muito arrependimento. Certamente foi o dia que fiz alguma besteira. Falei mal de alguém. Briguei com alguém. Fui arrogante. Deixei de fazer algo que queria. Dois dias são o suficiente para sabermos o que deu errado e o que deu certo. E por vezes é ruim saber que não agimos corretamente diante de alguma situação. Daqui a dois dias, hoje será anteontem. E é sabendo do que o anteontem de amanhã, ou melhor, de depois de amanhã, irá me trazer de decepção é que penso no que fazer hoje.

Por falar em depois de amanhã, esse dia não é nem de perto tão importante quanto o anteontem. O anteontem, dia anterior ao anterior, por mim ganharia um dia nacional, diria até internacional. Preocupam-se muito com festividades como natal, dia das mães, dos pais, das crianças, dia do coelhinho dos ovos de chocolate, mas tudo não passa de capitalismo. É possível que exista espírito melhor que o espírito do anteontem? Pra mim não.

O anteontem é mais que um dia. É um marco. Compreendo a dificuldade que as pessoas têm em perceber a importância desse dia. Na verdade duvido que alguém já parou para pensar na sua importância, mas com certeza há, de fato importância. Eu preciso do anteontem pra fazer o hoje, e o hoje não seria nada sem o anteontem. Dois dias, ideal para ligar depois de um encontro. Dois dias, ideal para ligar depois de uma briga. Dois dias, tempo suficiente para refletir, mas não de mais. Por mim não só teríamos um dia internacional do anteontem, por mim esse dia deveria servir de referência no tempo: dois mil anos depois do anteontem.

Talvez esteja exagerando. Mas apenas aos olhos de quem não compreende. Trocaria todos os dias da minha vida pelo anteontem. Poderia já saber o resultado do que irei fazer. Viveria o anteontem para sempre. O anteontem pode ser o pior ou o melhor dia da vida, mas sempre será o dia mais importante. Seja para o bem, seja para o mau. O espírito deste dia é radiante. Para mim sim. Prometo fazer do hoje o melhor dia, mas apenas para que daqui a dois dias possa ter orgulho do meu anteontem.

Vemos-nos em dois dias.

11 comentários:

  1. Me apetece mais o amanha, pelas suas possibilidades, pela promessa de um futuro que pode trazer mais felicidade. O anteontem me traz boas e más lembranças, como todo o passado.
    Mesmo assim, temos aqui uma boa argumentação de defesa do amigo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Valeu! É interessante como tão prontamente tu está aqui comentando. Obrigado mesmo. Para mim o futuro só é feito com um bom passado. Muitos se preocupam sempre com o amanhã, mas jamais com o que passou. Ao contrário do que se diz: o passado já passou - compreendo que não pode ser visto assim. O passado deve ser sempre 'arrumado' quando possível e não fingir que é uma coisa fora do alcance. Obrigado, mais uma vez.
    Se quiser dá uma passada no: http://subestacao.blogspot.com/

    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Certa vez eu fiz um texto, intitulado "Efeito Inseticida" (ou qualquer coisa assim), que mostra o quanto o futuro pode ser mudado pelo passado. É mais ou menos algo como a teoria do caos. Mas de todo modo, como não o podemos mudar (o passado) é interessante que vivamos para frente. :p
    E fique tranquilo que sempre estarei a cá.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fato. É o que resta. Teoria do caos, há tempo não ouvia falar na danada. hahahahaha Obrigado mais uma vez. Se algum dia conseguir algum brinde sortearei entre meus leitores. Provavelmente tu ganhará. Só se eu perder uma mão e não conseguir pegar o papelzinho com teu nome! hasuahsuashasu
    Abraços meu velho!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou do presente, do hoje. O ontem, o anteontem, gosto de visitar às vezes. Pra entender o que se passa. Sim. Mas não fico muito tempo, pra não me perder do presente.
    É isso.

    Ei, brigada pelos comentários!!

    ResponderExcluir
  6. É o que a maioria das pessoas fazem. É isso, visitar o anteontem. Isso que eu acho certo. Mas para mim é um dia importante tão quanto o hoje e o amanhã.
    Eu que agradeço por comentar aqui!

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Fiquei super feliz com a sua visita e seu comentário no meu blog!
    Sempre q puder vou dá um lida no seu blog!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos!

    Te encontrei no blog da Alline e decidi visitar-te.
    Gostei do que encontrei aqui: belas ponderações e um texto bem escrito.

    Também faço algumas "viagens" na máquina do tempo. Acredito que alguns retornos ou avanços são importantes quando queremos fazer um balanço de nossas vidas.

    Visite-me quando quiser.
    Meu canto de devaneios, viagens e divagações:
    http://profmieseusdesvaneios.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelos comentários.
    Denise: sempre que possível passarei pelo teu também. Obrigado.
    Michele: Que bom que gostou. Pode deixar que dou uma passada sim, no teu Blog. Ah, e as viagens são sempre boas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Cada dia que relembramos o ontem, nós remontamos o velho mito humano de poder voltar no tempo, as coisas fáceis seriam, ou como já diz Humberto Gessinger"erraria tudo exatamente igual", o ontem é bom para pensar, desde que você não surte por isso.
    Bom texto meu guri!

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Valeu mais uma vez pela ilustre passagem por aqui! Valeu mesmo. Pois é, eu gosto muito de pensar no passado e usá-lo como base para o futuro. Muito mesmo! Gosto de analisar cada mínimo - mínimo mesmo - detalhe, para saber como agir da melhor forma no futuro. Há muitas coisas que me remetem ao passado, as coisas mais desejadas por mim. Obrigado mais uma vez, meu velho!

    Abraço

    ResponderExcluir