terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Terceira idade

Dessa vez deixo meu lado humano falar mais alto – humano para não dizer sentimental. Quem diria, mas um programa de fim de noite conseguiu revelar uma face minha, que por muitas vezes se encontra perdida.

A terceira idade, melhor idade – de melhor pra mim não tem nada, mas cada um, cada um – vem “tomando conta” do mundo, menos pessoas morrem, logo mais pessoas envelhecem. Pra falar a verdade eu não sei se o termo “menos pessoas morrem” é correto, até acho que não, mas de qualquer forma, acho que fui compreendido.

Pois bem, o assunto a destacar é a violência contra o idoso, seja ela da forma que for. É complicado e doloroso, mas sabemos que muitos desses “ex-jovens” caem no esquecimento, e o que é pior, são tratados como bichos, maltratados e desvalorizados ao máximo. A violência infantil também está em evidência há alguns anos, mas voltando ao meu lado que muitos chamariam de desumano, sou favor da famosa “palmadinha”. A criança, no princípio da vida, ainda sem saber a distinção do certo e errado, deve ser educada da forma com que os pais acharem mais conveniente, mas o que mais um idoso aprenderá com tal punição? Nada.

Os últimos anos deveriam ser os melhores, trata-se do descanso após tudo que já se sofreu na vida, ai PIMBA – calma, calma, é um “pimba” sem malícia, apenas para representar o estopim, a hora que algo acontece, seja esse “algo” o que for –, vem um (a) trombadinha que nem rachar uma lenha não racha e acaba com toda a calmaria que o ancião sempre sonhou.

Melhor idade? Repito: pra mim não tem nada de bom. Muitos chegam ao término da vida de forma terrivelmente sofrida, numa cama, dependendo de remédios, com um salário mínimo e sem nenhuma dignidade. Será que algum de nós tem noção do que é não poder fazer nada após uma vida de tanta batalha? É complicado, muito complicado.

Duvido que se fosse feita uma enquete a melhor idade realmente seria tomada como a terceira. Aqueles que o acham, certamente são por falta de opção, mas na realidade abdicaram de muita coisa por falta de condições. O mínimo que podemos dar é um pouco de respeito e dignidade, para aqueles que um dia ocuparam nossos lugares. Para quem achar a maior baboseira que já lera em sua vida – se é que alguém lerá – basta apenas a lembrança de que nosso dia chegará e do jeito que as coisas andam duvido que teremos alguém que gastará seu tempo tentando nos proteger.

Pronto, meu lado humano se perdeu novamente, outro dia o encontro.

2 comentários:

  1. Aplausos. Aplausos. Não sabia que eu conseguir achar alguém que desmitificasse esses paradigmas intoxicantes que nos é posto. Terceira idade bom? Então que vá lá sofrer no lugar deles.

    Parabens, muitos parabens
    e obrigado por aparecer la no meu blog

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade...dizem que é a melhor idade porque já estão lá e nada mais podem fazer a não ser viver na conformidade. Eu estou muito bem assim...
    Imagina, eu que agradeço por aparecer aqui. Certamente seguirei teu blog, achei muito bom.

    Obrigado.

    ResponderExcluir