sábado, 5 de junho de 2010

Amigo

Amigo tem o de festa, o de infância e o conhecido. Tem o amigo-inimigo, o amigo-amiga e até o amigo que rouba mulher. Conheci, outrora, o amigo-amigo; esses são poucos. Às vezes se tem muitos amigos-amigo, porém depois se descobre que uns eram amigos-conhecidos, outros amigos-inimigos e outros apenas amigos de festa. Tem também o amigo-irmão; esse é difícil de encontrar. O amigo-irmão passa por três graus: amigo de infância; amigo-amigo e por último chega no amigo-irmão. O amigo-amigo é aquele que se considera mesmo; aquele amigo de verdade mesmo. Não tem uma regra para o amigo-amigo se transformar no amigo-irmão. Simplesmente acontece. Já tive amigo-mentiroso, com esse sempre se aprende. Amigo-amiga tem quem tenha um monte, tem quem tenha pouquíssimas. Alguns passam desse já pra amigo-amiga-algo-a-mais. Alguns vão pra amigo-amigo-amiga; embora difícil de achar, há histórias que já existiu até amigo-irmão-amiga. Não acreditei.

Tem amigo que vai, tem amigo que fica. Tem alguns que parecem que nunca chegaram, mas no fim estão sempre ali. Existe o amigo de futebol, o amigo de bebedeira (este muitas vezes considerado o mesmo do amigo de festa) e o amigo pra todas as horas. Alguns têm amigo-pai, amigo-irmão (irmão de sangue mesmo) e até amigo-namorada. Nunca vi amigo ex-namorada; mesmo que alguns tentem me convencer. Tem amigo de tudo que é jeito. O melhor amigo do homem não é o cachorro. Meu melhor amigo é o amigo-eu. Ele some, ta nem ai, xinga e dificilmente dá um apoio moral. O amigo-eu faz merda, comete erros quase imperdoáveis, porém no fim parece ser o único a sempre se importar. Sem exceção. O amigo-eu é mais chato que o amigo-irmão, é mais filho da puta, mas não tem como se livrar dele. No fim, no fim, o amigo-eu é o único que não abandona. Mas é sempre bom ter um ou outro amigo-amigo ou amigo-irmão; pelo menos até por rédeas no amigo-eu. Esse é muito desaforado.

2 comentários:

  1. Pôxa Marco! De todos os textos já publicados aqui, este foi o que mais curti. Objetivo, realista, autêntico. Gostei.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Bom saber que há quem goste. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir