Anteontem, antes de ontem, para alguns até “onti-onti”. Apesar de parecer um dia comum, difere de mais de qualquer outro dia. Diferente do hoje, afinal não pode ser mudado. Diferente também do ontem, porque já sabemos as consequências do outro dia. Está mais próximo que os outros dias passados, mas não perto o suficiente para duvidarmos do que pode acontecer a partir dali.
Anteontem para mim é um dia comum, mas sempre de muito arrependimento. Certamente foi o dia que fiz alguma besteira. Falei mal de alguém. Briguei com alguém. Fui arrogante. Deixei de fazer algo que queria. Dois dias são o suficiente para sabermos o que deu errado e o que deu certo. E por vezes é ruim saber que não agimos corretamente diante de alguma situação. Daqui a dois dias, hoje será anteontem. E é sabendo do que o anteontem de amanhã, ou melhor, de depois de amanhã, irá me trazer de decepção é que penso no que fazer hoje.
Por falar em depois de amanhã, esse dia não é nem de perto tão importante quanto o anteontem. O anteontem, dia anterior ao anterior, por mim ganharia um dia nacional, diria até internacional. Preocupam-se muito com festividades como natal, dia das mães, dos pais, das crianças, dia do coelhinho dos ovos de chocolate, mas tudo não passa de capitalismo. É possível que exista espírito melhor que o espírito do anteontem? Pra mim não.
O anteontem é mais que um dia. É um marco. Compreendo a dificuldade que as pessoas têm em perceber a importância desse dia. Na verdade duvido que alguém já parou para pensar na sua importância, mas com certeza há, de fato importância. Eu preciso do anteontem pra fazer o hoje, e o hoje não seria nada sem o anteontem. Dois dias, ideal para ligar depois de um encontro. Dois dias, ideal para ligar depois de uma briga. Dois dias, tempo suficiente para refletir, mas não de mais. Por mim não só teríamos um dia internacional do anteontem, por mim esse dia deveria servir de referência no tempo: dois mil anos depois do anteontem.
Talvez esteja exagerando. Mas apenas aos olhos de quem não compreende. Trocaria todos os dias da minha vida pelo anteontem. Poderia já saber o resultado do que irei fazer. Viveria o anteontem para sempre. O anteontem pode ser o pior ou o melhor dia da vida, mas sempre será o dia mais importante. Seja para o bem, seja para o mau. O espírito deste dia é radiante. Para mim sim. Prometo fazer do hoje o melhor dia, mas apenas para que daqui a dois dias possa ter orgulho do meu anteontem.
Vemos-nos em dois dias.