quinta-feira, 9 de abril de 2009

Grandes amigos americanos...

Pois agora nosso presidente ganha mais um companheiro.

Na reunião do G20 há alguns dias, surpreendo-me com a exaltação de Barack Obama com relação a Lula. Em meio aos cumprimentos, Obama solta os seguintes elogios: “This is the man...I love this guy! The most popular politician on earth...it’s because his good looks!”.

 

Muito elegante por parte dele. Agora pergunto. Por quais motivos Obama “puxaria o saco” de Lula de tal forma? Será que a popularidade do nosso atual presidente não tem fronteiras? Com certeza não é esse o motivo.

Como o presidente dos Estados Unidos proferiu: “The most popular politician on earth...it’s because his good looks!”, e realmente este é o nosso presidente, consegue agradar a todos, com seu passado de “trabalhador”, vindo da pobreza, político do povo, conquista muitos aliados, e esta popularidade é benéfica para quem fica do seu lado.

O Brasil, apesar de ser um país de terceiro mundo, com muitos problemas, ainda é melhor que a maioria dos irmãos sul-americanos. Deste modo, muitos deles dependem de nós, precisam do Brasil para “sobreviver”, sem contar que Lula é muito bem visto pelos presidentes “companheiros”.

Os E.U.A nunca tiveram uma relação muito amigável com os países sulistas do continente americano, e agora com seu novo presidente, sabiamente procuram atalhos para buscar esta “aliança” e finalmente serem bem-vistos por todos. A popularidade do nosso presidente é uma forma muito simples de Barack Obama iniciar uma “amizade” com muitos países sul-americanos. E com certeza ficar contra o presidente Lula não seria inteligente (mas também não precisa puxar o saco, ou precisa?).

Bom, acredito que Lula fará bom proveito desta amizade que está se consolidando, apesar de muitos defeitos, ele sabe ser um bom político, e conquistou um homem muito importante, em todos os sentidos no mundo. Só espero que não fique de “bola cheia” e estrague tudo, de uma forma ou de outra. Veremos em que fim isto vai dar.

 

Falando nisso houve outro rumor equivocado. Quanto a foto tirada no mesmo encontro, na qual Lula senta ao lado da rainha Elisabeth, muitos pensavam: Olha, a popularidade dele chegou até a monarquia. Pois, como já citei, foram pensamentos equivocados. Tem-se por “regra” que o chefe de um país com mais tempo de mandato sente ao lado da monarca, e não é escolhido a dedo quem mais a satisfez. Ou seja, o motivo de orgulho para os esquerdistas que se gabam pela popularidade do presidente pode baixar, pois tudo isso aconteceu apenas para seguir o protocolo.

 

Para quem lê este texto hoje, pode perceber que não tenho muitas queixas do nosso presidente, pelo contrário, ainda o elogio, mesmo que de forma meio acanhada. Mas não pense que as críticas acabaram. Apenas o cansaço me consumiu. Difícil repetir sempre as mesmas coisas, às vezes devemos usar o pouco otimismo que temos para diversificar, para que deste modo, as forças sejam retomadas, e no dia seguinte todo o pessimismo possa ser revelado novamente. A minha essência pessimista não acabou, então termino os tranquilizando. 

6 comentários:

  1. Nem tinha comentado aqui ainda por ser o mesmo texto, mas queria reforçar que está com tudo, que esse post poe em pauta um assunto que nao deveria ser analisado de forma tão simplista como verm sendo feito
    vaaaleu Marcos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário! Com certeza assunto que deve ser tratado de um modo mais sério.

    ResponderExcluir
  3. Se não pode vence-los, pelos menos, não os xingue, né Marco. (piadinha mediocre).
    Enfim, acho que o Obama, por ser negro, e de certa forma, representar os oprimidos, viu o lula como uma espécie de guia, ou doutrina a se seguir. Claro, que tratando-se de política nada é descartado, ainda mais em tempos de crise, e sabemos, que por mais que a marolinha tenha sido mais que uma "big wave" (aproveitando a deixa) no Brasil, ainda assim fomos muitissimo menos afetados que o primeiro mundo que vive na América de Cima. Quem sabe a aproximação Obamista seja com fins lucrativos. Não sei, alias, é dificil saber. A bem da verdade, eu não sei o que pensa o dono da América, sei que talvez ela troque de dono, ou pelo menos de "tutor".

    Abração Marco, muito boa postagem, mesmo cara, como já te falei, a política não de fácil assimilação pra qualquer um, é preciso calma, atenção, e uma boa dose de paciência para entende-la, ou para, pelo menos, não a mandar a um lugar pouco propício.

    ResponderExcluir
  4. Valeu! Teus comentários sempre válidos e muito instrutivos. Agradeço por acompanhar o blog. Abração! =]

    ResponderExcluir
  5. ixeee
    mas ta demorado texto aquii eiim
    aiushaisuhasa
    o titulo do seu blog e seu nome
    la no subestação ta como everybody lies desculpa
    na epoca achei que o titulo é esse
    se quiser é só mudar la
    apesar de que every.. é beeem legall x)

    ResponderExcluir
  6. Ah sim! Postei dois agora, tava meio sem tempo, criatividade e outros! hasuhasuash
    Valeu pela visita! :D

    ResponderExcluir