quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Objetivos subjetivos

Sempre tive problemas com objetivos, mas isso não me impediu de completar alguns. Acho tonto o fato das pessoas que passam a vida planejando algo. Não vivem sem planos, mesmo que eles não se efetuem, o negócio é planejar. Eu era esse tipo de pessoa, e talvez até hoje seja. Mas vivo menos ligado hoje. Tenho dias e dias, mas na maioria tento me desligar de metodologia e apenas fazer. Entretanto há certos dias que acordo desesperadamente metódico, o que deixa em ruínas todo o meu trabalho para desmistificar o andar da vida. Plano é uma coisa meio idiota, necessária, mas idiota. As pessoas simplesmente colocam tudo que imaginam que vá acontecer num papel e se preparam para qualquer imprevisto. Normalmente, para mim, tudo acontece diferente.

Eu tenho uma séria aversão a objetivos planejados. Não consigo seguir um plano. Normalmente vou somente até a metade. Contudo não consigo largar de uma hora pra outra o meu “eu metódico”. Eu tenho certos costumes que me deixam cada vez mais “enojado”. Preciso de uma margem de segurança, obviamente pra me sentir seguro. Considero digno quem consegue viver sem tais margens. Por mais que sejam chamados de loucos, considero esses “aventureiros” os certos. Eu tenho uma dificuldade em manter as coisas do mesmo jeito. Quem dirá planejando. Talvez por isso, é que praticamente tudo que eu muito planejo fica pela metade. O único problema, é que, embora não goste de planejar, eu não consigo parar de planejar.

Sabe aqueles dias que se acorda sem nada na cabeça? É desses dias que eu gosto. Muitas vezes acordo já pensando em certas metas para o dia, e isso me incomoda. Preferiria acordar e simplesmente ver o que acontece, sem tanta preocupação, afinal no outro dia eu posso retomar, se algo sair errado. Não gosto de rotina, embora ela me dê segurança. Minha vida é uma filosofia controvérsia. Eu penso algo, mas não consigo seguir meus pensamentos. Isso sim é um problema. Admiro quem vive de um jeito mais tranquilo. E, não que minha vida seja tumultuada, mas eu tenho mania de viver uma rotina que não me agrada. Por exemplo, o fato de dormir e acordar sempre na mesma hora ou aproximada me atordoa. Gosto de dormir cedo, pelo menos de uns tempos pra cá, tanto quanto gosto de acordar cedo, mas às vezes gostaria apenas de mudar isso.

Eu, desde sempre planejei, e tenho tentando mudar isso. É complicado, mas necessário. Acho que cada um de nós deveria encontrar algo que realmente gosta de fazer, não considerando simplesmente o fato de quanto e como se vai ter algum retorno. Trabalhar deveria ser muito mais um prazer. Tipo: “hoje eu to meio estressado, prefiro pegar leve, fazer isso e deixar aquilo pra amanhã”, sei lá algo que não necessitasse de uma rotina coordenada independendo do que se passa com a subjetividade de cada um. A maioria das pessoas e especialistas gostam de dizer que o trabalho não deve ser misturado à vida pessoal; eu discordo, acho que deve sim ser misturada com a vida pessoal. Se eu quiser ser um palhaço, o mínimo é que eu tenha senso de humor no meu dia-a-dia. Acho que as coisas deveriam ser mais homogêneas, menos obrigação e mais prazer. Menos dinheiro e mais vontade. É isso, a vontade e o prazer que devem ser a faísca que incendeiam o trabalho do homem. É burrice viver diferente. Ainda vivo pelo lado errado, mas com certeza ter me dado conta de tal fato já é um passo à frente que dou.

7 comentários:

  1. OI, Marco!
    Planos são um saco, são expectativa, ansiedade criada. Não gosto disso, Às vezes faço, mas não por querer. Gostaria de viver ao sabor dos acontecimentos. Será que consigo algum dia?

    Um beijo e bom fim de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Marco

    Vivo planejando tudo e me sinto frustrada quando as coisas não se encaixam. Feliz de quem consegue viver o dia a dia, sem se preocupar com o amanhã.
    Texto ótimo!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, concordo com as duas. Vier aos acontecimentos seria bem melhor; mas sinceramente? Acho que é difícil conseguir; pelo menos pra mim.
    Obrigado pelos comentários.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amanhã: vou acordar, ir trabalhar até às 11h45min em seguida almoçoarei. Depois trabalho até às 17h45. Nesse meio tempo como alguma coisa.
    Vou à academia, saio da academia e rumo à casa da minha namorada. Fico lá até 23h e vou para casa. Sem falta.
    Não gosto de planos.

    ResponderExcluir
  5. "Não gosto de planos". Se parece comigo; não gosto de planos, no entanto os tenho em rolos.
    Valeu pela passadinha aqui meu velho.
    Nos falamos. Abração

    ResponderExcluir
  6. Planos são necessários, é preciso ter um pouco de segurança, mas temos de ter cuidado, a rotina deixa as pessoas cautelosas demais, letárgicas demais.

    Sempre me pego pensando nessas coisas também.
    CURTI!
    abração Marco

    ResponderExcluir
  7. Valeu, meu velho. Planos são necessários, mas a merda é que estraga. Uma segurança ruim, mas necessária. Queria que os planos da minha vida fossem mais estilo Pink e Cérebro.
    Abraço rapaz.

    ResponderExcluir