terça-feira, 1 de março de 2011

Momentos, lembranças

Certo dia um amigo, talvez nem tão inteligente, me falou da importância dos momentos. Aprendi então que a vida não é apenas um todo; é muito mais que isso. A vida se faz de pequenos momentos e de alegrias momentâneas. Acho uma pena, de certo modo, alguns momentos que passaram. Esse verão foi bom. Passei por pequenos momentos memoráveis. As lembranças tornam os momentos eternos, mas entristecem ao saber que já passaram. Com certeza as lembranças nos fazem ver o como é bom aproveitar cada momento como se fosse o último. E se amanhã tudo acabasse? É certo que nada acaba. A vida é eterna e tudo deve ser feito com muita prudência e, quando falo em aproveitar ao máximo não penso em fazer merda à vontade. Penso no simples fato de aproveitar e memorizar ao máximo cada momento.

Não fiz nada de especial nesse verão, mas tudo que fiz foi especial. Passei por tempos bons e ruins, dias de alta alegria e de imensa tristeza, e no fim vejo que tudo vale a pena. Eu sei que ando meio angustiado por um motivo que não sei ao certo. Ainda tenho muita coisa pra aproveitar, mas me entristece saber que aquilo que passou, passou.

Às vezes deixamos a vida passar. Não aproveitamos aquilo que queríamos ter aproveitado, não dizemos o que deveria ser dito e não sentimos o que gostaríamos de sentir. Depois tudo passa. Eu sei que tenho um ano e uma vida toda pela frente e muitos momentos bons hão de vir e sei que virão, mas pensar no que passou causa certo constrangimento. Até acho que isso é tipo de um sentimento “pós-férias”, embora eu não tenha tido férias. Eu me lembro do que eu estava fazendo tal dia, tal hora, daquilo que foi e não vai voltar. Pra falar a verdade, acho que tive isso todas as vezes que fui viajar nos finais de semana. Fui pra alguns lugares passar três, quatro, cinco ou apenas um dia e sempre a volta à rotina me transparece um sentimento que não sei bem o que é. Talvez esteja clamando por uma mudança. Não sei. Não faz meu tipo ficar “inerte”, mas é a consequência por planos futuros de maior proporção.

Isso não passa de um desabafo. Semana que vem tenho minha “última” viagem de verão. Provavelmente quando voltar o mesmo sentimento ressurgirá. Isso eu não tenho dúvida. Mas faz parte, talvez o sentimento que me cobre hoje faça com que todas as minhas próximas viagens sejam cada vez mais proveitosas. Logo posso conseguir aproveitar todos os meus dias como se fossem viagens que devem entrar na história. Talvez esse seja um objetivo bom para se alcançar nessa minha vida carnal. Eu tenho muita gente que devo agradecimentos eternos. O que seria de mim e de todos nós se não tivéssemos sempre alguém do nosso lado pra dar apoio. Seja quem for e qual seja a relação. Acho que tirei um bom aprendizado de tudo que vem me acontecendo e não pensem que são coisas extraordinárias, são coisas simples; uma conversa, um passeio, uma reflexão. Tudo tem me feito aprender. São apenas momentos. Mas são momentos inesquecíveis. Essa é a vida.