sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Preconceito

Parto do princípio que o respeito é fundamental. Digo isso não por clichê, mas sim por necessidade. De fato eu não sou a melhor pessoa para pregar sobre o que é certo e errado, entretanto desde os primórdios, soube que o respeito vem sobre qualquer outro princípio. Todos os objetivos morrem se até eles houver alguma falta de respeito. Admito que, o orgulho é um dos princípios da falta de respeito, e, do mesmo modo, admito o quanto é burrice tê-lo. Não sei bem se por herança ou algum outro motivo, mas eu tenho um tipo de aversão a alguns “grupos”. Tenho o direito de tê-lo, na minha visão. Errado ou certo eu sou liberto para pensar no que pode ou não ser errado, contudo devo dar a liberdade àqueles que divergem dos meus pensamentos. Sei que pode até parecer baboseira e hipocrisia eu estar falando isso, ainda mais para quem me conhece. Mas não é.

Sinceramente eu não lembro, até hoje, de ter feito algo de ruim para alguém pela sua cor, opção sexual, etnia ou alguma outra característica física; lembro, no entanto, de proferir diversas palavras de julgamento – mesmo que errôneo – sobre muitas características que não vêm ao caso. Agora eu pergunto, porque eu não posso pensar aquilo que quero? Preconceito? Não, opinião. Vejamos um exemplo: digamos que eu esteja a procura de um relacionamento, e ao encontrar alguma garota tente investir todo o meu “amor” nela, porém a mesma garota, não tem interesse nenhum em algo sério, apenas quer se divertir. Pergunta: tenho eu o direito de achar que ela está errada? Tenho. Mas tenho também o direito de espancar ela por isso? Acho que não. Acho-me em total direito de gostar ou não de uma pessoa que opta por outra religião, sexo ou mesmo seja de outra etnia, embora não por isso vá desrespeitá-la.

Temos um grande equívoco quando se trata de preconceito, há uma limitação quanto ao significado da palavra. Tomar um pré-conceito é direito de qualquer um, entretanto não se pode punir alguém por um conceito pré-concebido. Há uma diferença. Entendo como O CRIME a punição a uma vítima de preconceito e não o preconceito em si. É fato que devemos aceitar as pessoas do jeito que são, e por mais difícil que pareça entender que ninguém jamais será igual àquilo que queremos. Mas impedir a liberdade de pensamento? Acho que não. A não aceitação de outra raças ou de outras opiniões está “pregada” na alma do ser humano, seja com pessoa negra, branca, parda, homossexual, heterossexual, católica, evangélica, espírita. O homem é criado preconceituoso e assim continua.

O fato do preconceito é apenas uma visualização mais clara da falta de respeito com o próximo. Uma pessoa não logra outra por ser negro ou branco, o único motivo que a leva à isso é a falta de respeito com o próximo. Hoje, parece ser errado ser rico; trabalhar e ser rico é o pecado do século XXI. Vejam só:

CASO I – Manchete de Jornal: MORRE ATROPELADO JOVEM DE 17 ANOS;

Notícia: Jovem voltava do trabalho e ao atravessar a rua é morto por um caminhão que perdeu o freio e o atropelou.

Entrevista com os pais do jovem: É muito difícil a perda de um filho, “nóis” é pobre e trabalhador e acontece isso; eu quero justiça.

Por que a ênfase ao “pobre”? Será que essa gente pensa que o rico também não morre? Ou talvez achem que Deus “escolhe” apenas os pobres para vítimas de acidentes? O pobre tem tanta possibilidade de morrer quanto o rico, mas as pessoas adoram ser as vítimas mediante os outros.

CASO II – Manchete de Jornal: JOVEM DE CLASSE MÉDIA MORRE BALEADO PERTO DE FAVELA AO VOLTAR DA FACULDADE.

Alguém já experimentou dizer: “também, a gente é rico, ai essa “pobralhada” vem estraga com a nossa vida”. Imaginam a repercussão?

O preconceito é muito mais do que jornais sensacionalistas indicam, preconceito é a falta de respeito não com a raça tal ou o sexo tal, preconceito é falta de respeito em geral. Falta de respeito com tudo. O pensar, pra mim, não é crime; o agir sim. Há muito mais, só que as pessoas simplesmente não querem ver. Esse é o problema.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cheguei numa loja, dessas que vendem de tudo. Um vendedor prontamente me atendeu. Pedi um pacote de tempo - tempo eu ainda tenho - e uma boa quantidade de inspiração e vontade - isso sim eu preciso; só semana que vem, ele me respondeu. Estamos aguardando nosso fornecedor. Voltei pra casa e estou esperando algum atendente da loja, quiçá até o gerente, me ligar.

Obrigado pela visita.